terça-feira, 16 de setembro de 2008

O interesse público por economia está aumentando,

O jornalista Sérgio Bueno afirmou que o interesse público pelo jornalismo especializado em economia está aumentando. O correspondente do Valor Econômico no Estado concedeu entrevista coletiva aos alunos da cadeira de Jornalismo Especializado na noite de 26 de agosto, na Famecos.

Segundo Bueno, os jovens estão se interessando cada vez mais cedo pela Bolsa de Valores. Portanto, é o público leitor que mais cresce neste segmento. Ele percebe isto através de contatos com fontes e em alguns cursos de investimento no mercado de capitais. "Em uma turma que eu acompanhei para uma matéria, tinha um aluno com 13 anos de idade", garante.

Bueno trabalha em Porto Alegre, mas seus chefes estão em São Paulo. Como correspondente local de um jornal de circulação nacional, ele tem de trabalhar sozinho. Há algumas vantagens, como trabalhar em casa e ter poucas pautas diárias. Porém "por ser especializado, há a responsabilidade de se aprofundar mais nas reportagens", conclui.

Deve-se ter muita atenção também com a precisão da informação. Repetindo o mantra: "Checar as fontes é fundamental", Bueno diz que uma matéria pode levantar uma empresa ou decretar sua falência. Para ele, o mercado de capitais vive de expectativas. Além disto, "o foco da cobertura econômica está sempre voltado para a tendência". Isto quer dizer que toda a notícia quer prever o que pode acontecer no mercado em determinado setor. É a forma que a publicação impressa encontrou de se adaptar ao mercado, pois não consegue acompanhar os fatos em tempo real.

Em geral, sua jornada diária de trabalho é tranqüila. "Acordo às oito horas da manhã, leio os jornais durante o café e então vou ver meus e-mails e ver alguns sites." No máximo até as 19h30min acaba o tempo para entregar as pautas, dependendo da editoria. Exceto quando acontece algo urgente à noite. Nestes casos, não há hora exata para fechar a edição.

Contudo, Bueno vive uma dificuldade em tempos de eleições. Ele é casado com a deputada federal e candidata à prefeitura de Porto Alegre Luciana Genro. Logo seu sogro é o Ministro da Justiça Tarso Genro. Assim, a cobertura política cabível a ele fica muito restrita: "Nas eleições para governador do RS em 2002 eu me ausentei de Porto Alegre". Naquela época, um dos candidatos era justamente seu sogro. No último fim-de-semana, diz Bueno, "tive sorte de ele estar em Brasília, devido ao escândalo da ABIN", referindo-se ao sogro e atual Ministro da Justiça.

Texto para a caderia Jornalismo Especializado

Nenhum comentário: