quarta-feira, 14 de maio de 2008

E o futuro?

E ontem a Marina Silva pediu demissão do cargo de ministra do meio-ambiente. As razões todos devem saber. Faz tempo que ela não tem voz no governo Lula. Ainda mais depois da nomeação de Reinold Stephanes para o Ministério da Agricultura. Com a adoção do lema "desenvolvimento a qualquer preço", a ecologia foi deixada totalmente de lado. A Amazônia que se foda. Ontem mesmo foi aprovada no congresso uma medida provisória que legaliza a devastação da grande floresta.
Quando o mundo inteiro pede por soluções para conservar o que resta de recursos naturais, aqui no Brasil se faz o contrário. E não pensem que aqui no Rio Grande do Sul o politicamente correto sai por cima. Vejo a RBS condenando essas ações, mas ela mesma apóia ações de grupos como a Aracruz Celulose. De que adianta uma planta de 5 bilhões de reais em investimentos, que só trará lucros para essa empresa e por pouco tempo? Plantar eucalipto é suicídio ecológico. Além de levar em média 20 anos para chegar ao tamanho ideal para o corte, ele seca toda a área em volta. O terreno vira um deserto. Já existem estudos em outros países que comprovam que plantações de eucaliptos acabaram até mesmo com lençóis freáticos subterrâneos. O que dá pouco rendimento agora pode significar pobreza daqui a 30 anos. É bom se precaver.
Na minha opinião, só a pressão internacional pode acabar com isso. Quando a imagem do Lula começar a cair lá fora por causa de ações como essas, aí sim eu quero ver.

Nenhum comentário: