quarta-feira, 4 de junho de 2008

Uso de drogas é intenso na vila dos papeleiros

O consumo intenso de drogas é o principal problema da Vila dos Papeleiros. A entrada da comunidade é ponto de venda e de consumo de viciados em crack. Situada na Avenida Voluntários da Pátria, seu verdadeiro nome é Loteamento Santa Terezinha, em homenagem à paróquia que ajudou os moradores da antiga favela destruída por um incêndio em 2005.
Segundo Denise de Oliveira, voluntária no projeto Casa Brasil, a "pedra" têm livre acesso no local. E são mulheres que organizam e distribuem o produto da "firma". Entretanto, quem manda mesmo não é dali. "A maioria dos 'patrões' é de outra comunidade" afirma Denise.
Mas existem outras perversidades. O abuso sexual de menores e a prostituição infantil também geram conflitos. E os principais aliciadores são os próprios pais, padrastos e irmãos das vítimas. Porém, os aproveitadores de crianças não comercializam entorpecentes, e vice-versa.
O combate ao tráfico é realizado em conjunto pela Brigada Militar e pela Polícia Civil. Revistas são feitas a toda hora. Mas assim que terminam, a venda recomeça. Quase todos os dias, tropas do BOE investem no interior do conjunto habitacional. A tensão é grande no dia-a-dia devido aos enfrentamentos entre policiais e bandidos.

Loteamento Santa Terezinha tem novos projetos sociais

Segundo a Prefeitura Municipal, o Loteamento Santa Terezinha vem recebendo acompanhamento social permanente. Nos últimos dias, a Secretaria de Segurança Pública do Estado também está dando atenção ao local devido ao forte consumo de drogas no entorno da vila.

Ali já está situada uma unidade do projeto Casa Brasil, um convênio do município com a Caixa Econômica Federal. Esta iniciativa contém alternativas de lazer e cultura à comunidade, além de trazer a inclusão digital para os usuários. O espaço possui uma estrutura modular com telecentro, sala de leitura, auditório, estudo multimídia e laboratório de divulgação de ciências e informática.

____________________________________________________________________

Esta matéria foi feita para um trabalho da cadeira Redação Jornalística, com o professor Leonan. A nota foi de 8,5.



Nenhum comentário: