quarta-feira, 19 de março de 2008

"Os primeiros versos são os mais belos do mundo"

Mario Quintana escreveu seu primeiro poema aos 8 anos de idade. "Não era grande coisa", mas "eles são o seu primeiro encontro com a poesia, ou da poesia com ele".

Mesmo gripado, Quintana recebeu o Trinta Dias de Cultura para uma entrevista a partir de uma enquete feita ao seu público leitor. Fã de Machado de Assis e Cecília Meireles, se mostra modesto. Aos 83 anos, diz que irá votar no candidato que mais se aproximar do grande estadista Getúlio Vargas.

O que lhe inspira a escrever? "As coisas deste mundo e do mundo sobrenatural", respondeu com sinceridade. Para ele, ao contrário do que dizem os ingênuos, os poeta são profundos conhecedores da realidade,

Para o futuro, sairá uma antologia sua em chinês. Também espera que a Casa de Cultura cumpra plenamente a sua finalidade, "aliás, como já começou a fazer", finaliza o poeta.

____________________________________________________________________
Este texto foi escrito a partir de uma entrevista que Mario Quintana concedeu ao jornal mensal Trinda Dias de Cultura, em agosto de 1989. É um trabalho ainda não corrigido para a aula de Redação Jornalística, com o professor Leonan.


Nenhum comentário: